A Copa América 2024 começou oficialmente em território americano, com Argentina e Brasil como os principais candidatos ao campeonato. O torneio deste ano é considerado especial porque pode ser a última vez que Messi participa de um grande torneio com a camisa da seleção nacional.

Messi

Os times de maior sucesso da Copa América

A seleção uruguaia é uma das duas equipes de maior sucesso na Copa América, com 15 títulos de campeonato. Para um país com apenas 3,5 milhões de habitantes e na mesma região que dois gigantes do futebol mundial, este resultado é verdadeiramente notável.

O único outro time a vencer 15 campeonatos é a Argentina. Semelhante ao Uruguai, a Argentina conquistou o campeonato principalmente na primeira metade do século XX. Os 12 títulos de campeonato da Argentina aconteceram antes de 1960. Em 2021, Messi e seus companheiros venceram o campeonato após 18 anos, desde a Copa América de 1993.

Nas últimas 3 décadas, o Brasil tem sido o time dominante, vencendo 5 dos 9 torneios da Copa América, encerrando 40 anos sem conseguir vencer um campeonato que durou até 1989. O Brasil conquistou o trono consecutivamente em 1997, 1999, 2004 e 2007. com a marca de lendas como: Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká ou Adriano. No total, o Brasil conquistou 9 títulos.

Curiosamente, tanto Diego Maradona quanto Pelé nunca venceram a Copa America. Maradona participou de três edições (1979, 1987 e 1989) mas nunca foi campeão. Pelé teve ainda menos oportunidades na competição sul-americana, participando de apenas uma edição em 1958, aos 19 anos. O Rei do Futebol mostrou sua classe com 8 gols e ganhou o título de artilheiro, mas o Brasil ficou em segundo lugar, atrás da Argentina.

Messi e a jornada mágica na Copa America 2024

Messi
Lionel Messi e Argentina venceram a Copa América de 2021.

Aos 37 anos, Messi nunca parou e ainda é um nome que faz muitos milagres. Na partida de abertura da Copa América 2024, embora não tenha marcado diretamente, Messi ainda deu contribuições importantes para ajudar a Argentina a derrotar o Canadá por 2 a 0. Messi é a alma do jogo, ajudando diretamente os companheiros a marcar. Pode-se dizer que Messi é um dos nomes que garante o apelo da Copa América 2024.

Um ano depois de vir para a América para ingressar no clube Inter Miami, Messi ainda recebe uma admiração especial em cada cidade que visita. O cenário na capital dos Estados Unidos mostra a emoção da Copa América 2024, quando a Argentina viaja como atual campeã.

Messi já admitiu em entrevistas à imprensa local que o Inter Miami pode ser o último clube de sua carreira. No entanto, ele também rejeitou categoricamente a ideia de se aposentar: “Acho que ainda não estou pronto para deixar o futebol. Dediquei minha vida inteira a este esporte. Adoro jogar, treinar e competir todos os dias. Fico um pouco assustado ao pensar em me aposentar, embora isso aconteça mais cedo ou mais tarde”.

A capacidade de Messi de participar da Copa do Mundo de 2026 na América do Norte ainda não foi revelada. A Copa América 2024 provavelmente será seu último grande torneio com a seleção nacional. Não importa o que aconteça, Messi e suas conquistas merecem ser considerados lendas.

Nunca antes a determinação de Messi e da Argentina em vencer a Copa América 2024 foi tão alta. A Argentina defenderá com sucesso o trono?

Acompanhe sua equipe favorita com nosso receptor de canais! Entre em contato conosco se precisar de mais informações sobre o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *