Portugal parou nas quartas de final ao enfrentar a França, fazendo com que Cristiano Ronaldo não pudesse ter um final perfeito em sua Última participação no EURO. 20 anos de luta neste torneio de maior prestígio da Europa trouxeram à estrela portuguesa muita glória, mas também muito arrependimento.

Ronaldo e as lágrimas na EURO

EURO 2004: Lamentação na final

O primeiro grande torneio internacional de Ronaldo pela seleção nacional foi a EURO 2004 em casa. Ronaldo, então com 19 anos, era um jovem jogador em plena forma, acabando de ter uma temporada bem-sucedida com o Manchester United.

Como anfitrião da fase final da EURO daquele ano, o objetivo de Portugal não era outro senão levantar a taça de campeão perante os seus fãs. Ronaldo não demorou a brilhar, marcando no seu jogo de estreia no torneio e ajudando a equipe a chegar à final. No entanto, a EURO 2004 foi o conto de fadas da Grécia. A imagem do jovem Ronaldo chorando após a amarga derrota na final é uma das mais emocionantes, encerrando uma EURO emocionante, dramática e inesperada, mas cruel para Portugal.

EURO 2024: Cristiano Ronaldo
Ronaldo chorou na EURO 2004 quando Portugal foi derrotado na final.

EURO 2016: Cheio de alegria

A EURO 2016 é talvez a mais memorável para a estrela nascida em 1985, quando Ronaldo e a seleção portuguesa conseguiram o feito inédito de se tornarem campeões europeus ao derrotar a França na final.

Naquela época, Ronaldo já não era mais o jovem que estreou pela seleção anos antes, mas sim um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. No entanto, na final, Ronaldo foi forçado a sair de campo poucos minutos após o início devido a uma entrada dura de Dmitry Payet. Para um jogador com a fervorosa vontade de jogar e marcar como Ronaldo, isso foi terrível. Felizmente, na prorrogação, o atacante Éder marcou o gol decisivo que deu a taça a Portugal.

EURO 2024: Cristiano Ronaldo
Ronaldo e seus companheiros ergueram o troféu do campeonato EURO 2016.

EURO 2024: Um final não perfeito

A EURO 2024 foi confirmada como a última EURO do astro português. Fãs ao redor do mundo esperavam que Ronaldo e Portugal tivessem um final lindo. Mas o futebol é assim, sempre cheio de surpresas e muito cruel.

Ronaldo chorou após perder um pênalti na prorrogação contra a Eslovênia nas oitavas de final. Embora tenham superado a disputa de pênaltis com a Eslovênia, mas mais tarde nas quartas de final, Portugal não conseguiu vencer novamente na disputa de pênaltis contra a França. A EURO terminou para Ronaldo com muitas lamentações.

EURO 2024: Cristiano Ronaldo
Ronaldo e Portugal param nas quartas de final do EURO 2024.

Ainda é um ícone da EURO e uma lenda do futebol mundial

Embora sem um final perfeito, o nome Cristiano Ronaldo continua a ser um ícone do torneio mais prestigiado da Europa. A estrela portuguesa é o artilheiro com mais gols nas edições da EURO (14 gols), superando a lenda francesa Michel Platini (9 gols). Ronaldo também detém o recorde de mais assistências no torneio, com 8 assistências, igualando o meio-campista tcheco Karel Poborsky.

Além disso, CR7 detém outros recordes difíceis de quebrar na história da EURO, como: o único jogador a participar de 6 edições da EURO (2004 – 2024) e o jogador com mais jogos disputados (30 jogos)…

Ronaldo é realmente um ícone da EURO, com estatísticas mostrando que 367/368 jogadores que participaram da EURO 2004 não estão mais presentes na EURO 2024. O único que resta é Cristiano Ronaldo.

Além disso, não se pode negar a grande influência de Ronaldo na seleção portuguesa. Antes de Ronaldo, Portugal participou de apenas 3 edições da EURO (1984, 1996, 2000). Após Ronaldo, a seleção participou de 6 edições consecutivas da EURO, tornando-se uma força formidável no futebol europeu.

EURO 2024: Cristiano Ronaldo

Ronaldo deixa a EURO de cabeça erguida. Com todas as suas contribuições, Ronaldo merece entrar no hall da fama do futebol mundial. Vai demorar muito até que o futebol mundial produza jogadores que quebrem os recordes de Ronaldo na EURO e no futebol em geral. Independentemente do que aconteça, Ronaldo merece o amor, respeito e apoio dos fãs de futebol em todo o mundo, porque ele é uma lenda.

O EURO 2024 e a Copa América 2024 já passaram mais da metade do caminho. Acompanhe os últimos desenvolvimentos da partida no receptor do canal STV: Transmissão ao vivo, sem interrupção, atraso de apenas 6 segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *